terça-feira, 29 de setembro de 2015

A Importância do Cálculo Mental para a Construção no Conceito de Número.

A matemática não é uma das matérias preferidas dos professores e muito menos de seus alunos e isso se deve a falta de conhecimento da mesma e como se deve ensinar a matemática de uma forma que o aluno passe a entendê-la para que assim possa realmente aprender.
Uma das dificuldades está em relacionar a matemática das escolas com a matemática do cotidiano das crianças. É muito comum vermos crianças que tem grandes dificuldades em realizar contas de subtração perceber com a facilidade se o troco da cantina está correto ou errado. Isso acontece devido a sua facilidade para realizar cálculos mentais, cálculos estes poucos valorizados no ensino da matemática.
Realizar cálculos mentais não significa que o aluno irá abandonar o lápis e o papel, muito menos que não realizará as “contas armadas”. O calculo mental é um conjunto de procedimentos que possibilita o educando a antecipar, ter controle e julgar de forma confiável um resultado, ou seja, por suas propriedades estarem apoiadas no sistema de numeração decimal e nas propriedades das operações o calculo mental proporciona maior flexibilidade, maior segurança e consciência na realização e confirmação dos resultados que se espera, permitindo assim o desenvolvimento pessoal de estratégias para calcular, o que nos leva ao encontro das mais recentes tendências da psicologia no desenvolvimento cognitivo, o que nos leva para a importância de uma aprendizagem que desenvolva a autonomia da criança e que tenha significado.
Uma criança realiza uma operação matemática quando considera a quantidade inicial e a ela acrescenta ou subtrai, sem que para isso tenha que contar desde o inicio, quando ela tem a necessidade de contar desde o primeiro elemento, a criança estará realizando uma contagem e não uma operação de subtração ou adição, ou seja, para que o educando realize ou opere de forma matemática é preciso que ela mantenha a quantidade inicial e que compreenda a ação já aconteceu ou esta acontecendo e que tenha a capacidade de encontrar o resultado final.
As crianças aprendem a ideia de adição e subtração quando vivenciam situações em que quantidades são acrescentadas (ou retiradas) de outras e da mesma forma com a multiplicação e a divisão.

Quando a solução dos cálculos é a quantidade, os números ganham significado dentro do contexto, colaborando assim para a compreensão, interpretação e resolução das ações matemáticas e é através do brincar, da representação e dramatização, da vivencia das ações, através de histórias inventadas que as crianças aprenderão e compreenderão o sentido das operações matemáticas.

Um comentário:

  1. PARABÉNS queridas alunas. Vocês sempre arrasam. Amei o blog.
    Nunca se esqueçam: despertem a criança que existe dentro de vocês. Afinal, ensinar matemática pode ser muito divertido. Beijos.
    Prof.ª Raquel.

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