A matemática não é uma
das matérias preferidas dos professores e muito menos de seus alunos e isso se
deve a falta de conhecimento da mesma e como se deve ensinar a matemática de
uma forma que o aluno passe a entendê-la para que assim possa realmente
aprender.
Uma das dificuldades
está em relacionar a matemática das escolas com a matemática do cotidiano das
crianças. É muito comum vermos crianças que tem grandes dificuldades em
realizar contas de subtração perceber com a facilidade se o troco da cantina
está correto ou errado. Isso acontece devido a sua facilidade para realizar
cálculos mentais, cálculos estes poucos valorizados no ensino da matemática.
Realizar cálculos
mentais não significa que o aluno irá abandonar o lápis e o papel, muito menos
que não realizará as “contas armadas”. O calculo mental é um conjunto de
procedimentos que possibilita o educando a antecipar, ter controle e julgar de
forma confiável um resultado, ou seja, por suas propriedades estarem apoiadas
no sistema de numeração decimal e nas propriedades das operações o calculo
mental proporciona maior flexibilidade, maior segurança e consciência na
realização e confirmação dos resultados que se espera, permitindo assim o
desenvolvimento pessoal de estratégias para calcular, o que nos leva ao
encontro das mais recentes tendências da psicologia no desenvolvimento
cognitivo, o que nos leva para a importância de uma aprendizagem que desenvolva
a autonomia da criança e que tenha significado.
Uma criança realiza uma
operação matemática quando considera a quantidade inicial e a ela acrescenta ou
subtrai, sem que para isso tenha que contar desde o inicio, quando ela tem a
necessidade de contar desde o primeiro elemento, a criança estará realizando
uma contagem e não uma operação de subtração ou adição, ou seja, para que o
educando realize ou opere de forma matemática é preciso que ela mantenha a
quantidade inicial e que compreenda a ação já aconteceu ou esta acontecendo e
que tenha a capacidade de encontrar o resultado final.
As crianças aprendem a
ideia de adição e subtração quando vivenciam situações em que quantidades são
acrescentadas (ou retiradas) de outras e da mesma forma com a multiplicação e a
divisão.
Quando a solução dos
cálculos é a quantidade, os números ganham significado dentro do contexto,
colaborando assim para a compreensão, interpretação e resolução das ações
matemáticas e é através do brincar, da representação e dramatização, da
vivencia das ações, através de histórias inventadas que as crianças aprenderão
e compreenderão o sentido das operações matemáticas.
PARABÉNS queridas alunas. Vocês sempre arrasam. Amei o blog.
ResponderExcluirNunca se esqueçam: despertem a criança que existe dentro de vocês. Afinal, ensinar matemática pode ser muito divertido. Beijos.
Prof.ª Raquel.