A
origem da criação do Ábaco é incerta, alguns historiadores relatam que o ábaco,
considerada a primeira máquina de calcular foi criado na Babilônia, porém
segundo os estudiosos há indícios de seu uso na Índia, Mesopotâmia, Grécia e
Egito. Há também os que dizem que provavelmente o instrumento teve sua origem
na China. O ábaco é formado por uma moldura com arames ou bastões colocados
paralelamente no sentido vertical onde cada um corresponde uma posição digital,
ou seja, unidade, dezena, centena e assim por diante, sendo que os elementos
utilizados para contagem que podem ser bolas, contas ou fichas podem deslizar
de uma forma livre.
Diferentes tipos de Ábacos
Ábaco Mesopotâmico
Criado provavelmente a 2400 a.C. este ábaco era feito em uma pedra lisa
coberta por pó ou areia, sendo que as letras e palavras eram desenhadas na
areia.
Sua finalidade para a humanidade era que as bolas de pedras auxiliavam na execução dos cálculos e os números eram adicionados eventualmente.
Ábaco
Asteca
Sua finalidade para a humanidade era que as bolas de pedras auxiliavam na execução dos cálculos e os números eram adicionados eventualmente.
Ábaco
Babilônico
Provavelmente o primeiro ábaco criado, o ábaco Babilônico foi utilizado
por volta de 2700-2300 a.C.
Sua finalidade para a humanidade:Era utilizado para realizar operações de subtração e adição
Ábaco
Grego
O mais antigo encontrado era feito de mármore, medindo 149 cm de
comprimento por 75 cm de largura, com 4,5 cm de espessura e contendo cinco
grupos de marcações. Também eram feitos de madeiras com linhas paralelas
vazadas ou pintadas.
Sua finalidade: O centro da tábua era constituído por um conjunto de cinco linhas
paralelas sendo que as mesmas eram divididas de formas iguais por uma linha na
vertical. Tendo como objetivo principal facilitar cálculos mais complexos.
Ábaco
Romano
Assim como na Grécia antiga, o método normal utilizado na Roma era
movendo as bolas de contagem em uma tábua própria para realização desse efeito.
As linhas marcadas eram utilizadas para indicar as unidades, meias dezenas, às
dezenas e assim por diante. Esse sistema de contagem contrária permaneceu até a
queda da Roma, na idade média e século XIX.
Sua finalidade: Os números eram representados por fichas chamadas de Calculi colocadas
na coluna, sendo que as mesmas eram dispostas nas colunas segundo suas
unidades, dezenas, etc. Quando as dez fichas eram atingidas, eram trocadas por
uma ficha na coluna da grandeza.
Ábaco
Indiano
Conhecido como ábaco de pinos, gravavam seus resultados no século V.
Sua finalidade: Em relação ao nosso sistema cada pino equivale a uma posição. O primeiro
da direita para a esquerda é a unidade e os demais as dezenas, centenas e etc.
Ábaco
Japonês (Soroban)
O ábaco do tipo 1/4 surgiu por volta de 1930. Este é o preferido dos
japoneses, ainda hoje continua sendo fabricado no Japão e foi uma evolução do
ábaco Chinês 1/5.
Sua finalidade: Utilizavam o sistema decimal, possibilitando assim a realização de
operações com valores de 0 a 9 em cada coluna.
Ábaco
Chinês (Suanpan)
Presente em um livro da dinastia Yuan no século XIV. Seu nome é
"Suan Pan" que em Mandarim significa "prato de cálculo". A
sobrevivência deste ábaco 2/5 foi até 1850, quando apareceram a ábaco1/5 de
mais fácil utilização.
Sua finalidade para humanidade: Este ábaco possui duas contas em cada
vareta de cima e com cinco em cada vareta de baixo.
Ábaco
Russo (Tschoty)
O ábaco Russo foi bastante popular e era ensinado nas escolas até os
anos 90, foi criado século XVII.
Sua finalidade para a humanidade: Diferente dos ábacos orientais, este pode ser utilizado de forma mais
rápida. Tem seu desenho baseado na fisionomia da mão humana e suas contas são
movidas da direita para a esquerda.
Segundo os historiadores este ábaco foi criado em meados de 900-1000
d.C. Sendo que suas contas eram feitas com grãos de milho que eram atravessadas
por cordéis, sua armação era de madeira.
Sua finalidade: Sua composição era de 7 linhas e 13 colunas.
Ábaco
Aberto ou Escolar
Atualmente utilizado no meio escolar com a finalidade de auxiliar no
ensino da matemática (aritméticas e sistema numérico). Os educandos aprendem a
utilizar o ábaco e realizar registros de quantidades. O ábaco utilizado por
nós, esta baseado em nosso sistema numérico com base 10, ou seja, cada bola e
cada fio possuem o mesmo valor, o que possibilita representar números acima de
100.
Sua finalidade: O ábaco não resolve os cálculos, ele facilita a resolução dos mesmos. De
uma forma mais simples 10 bolinhas correm em cada fio. O 1º fio corresponde às
unidades, o 2º as dezenas, o 3º as centenas e assim sucessivamente. As bolinhas
são movimentadas da esquerda para a direita.
REFERÊNCIA
legal
ResponderExcluirOi ?
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